23 abril 2008

Você tem fome de que? - Parte II

Segue o segundo manifesto... em forma de perguntas e (possíveis?) respostas.

“Você tem fome de que?” Parte II
JPhilippe Bucher nemetscek@terra.com.
[Aviso aos cientistas: Linguagem simplificada.]


O que é um gene?
A genética clássica define o gene como uma parte de um cromossomo que está relacionada com a produção de uma proteína. Esta proteína poderá influenciar ou apresentar a cor dos cabelos (quando a cor é verdadeira), a altura de uma planta, a pelagem de um gato, todas estas características que são consideradas influenciadas pelos genes (mas o ambiente também influencia).
Este conceito clássico do gene como sendo a menor unidade de informação hereditária está sendo reavaliado por um conceito mais abrangente, uma vez que muitos cientistas vêm provando que um gene pode produzir mais de uma proteína e além disso existem genes cuja função se sobrepõe a de outros genes.
Fontes: http://www.ufv.br/dbg/labgen/introdu%E7%E3o.htm
http://conservacao.ib.usp.br/glossario.php#genes
http://imgen.bcm.tmc.edu/IPIF/nipfgenepo.htm#Gene
http://www.redesaude.org.br/jr25/html/body_jr25-enc1.html
http://www.oficinainforma.com.br/semana/leituras-20010407/01.htm

O que é um organismo transgênico?
É um ser vivo que sua composição genética original foi mudada através de técnicas especiais em laboratório. Isto quer dizer que este ser vivo tem pelo menos um gene de outro ser vivo. Quando um gene é transferido e inserido de um ser vivo para outro este último será considerado transgênico. (A palavra trans significa ‘através de’, ‘além’).
É possível introduzir qualquer gene entre qualquer ser vivo existente na face da Terra, o que possibilita uma combinação infinita de resultados. Os organismos transgênicos podem ser não apenas plantas, mas também micróbios ou animais.
Extra: http://free.freespeech.org/transgenicos/transgenicos/def/def-01.htm
http://www.agrisustentavel.com/trans/campanha.htm
http://www.edutec.net/Tecnologia%20e%20Educacao/Apoio/edtransg.htm
http://www.argonautas.org.br/incertezas.htm
http://www.sfiec.org.br/palestras/tecnologia/biotecnologia_conceito_potencialidades_e_dificuldades.htm
http://www.ufv.br/dbg/BIO240/dg11.HTM

O que é um herbicida?
Cida é uma palavra (vem do latim caedere) que significa ‘que mata’, ‘que fere’, ‘que cai’. Por exemplo, inseticida, fungicida, vermicida, herbicida, homicida.
Durante a segunda guerra mundial algumas empresas químicas pesquisaram substâncias venenosas para matar pessoas, os soldados inimigos. Descobriram que o mesmo veneno que matava pessoas podia matar também insetos, e como a guerra acabou as pesquisas foram evoluindo para matar insetos, fungos e outras ditas pragas. Herbicida, ou mesmo ervicida, é uma substância empregada na destruição de ervas daninhas.
Muitas ervas, cuja grande maioria pode possuir substâncias interessantes, mas foram pouco pesquisadas, são consideradas pelos agricultores das grandes monoculturas como verdadeiras pragas. Quer dizer, elas são daninhas dependendo do ponto de vista. É bom lembrar que a utilização dessas plantas consideradas daninhas por pessoas do meio rural que tem conhecimento está diminuindo a cada dia. Os jovens atuais, influenciados pela mídia, cada vez menos se interessam por este tipo de conhecimento. Então, voltando ao caso das ervas, algumas substâncias químicas matam estas plantas, mas estas substâncias geralmente não fazem distinção entre as plantas e acabam matando aquelas que os agricultores querem cultivar.

Para quê serve o herbicida Roundup?
Um tipo de herbicida conhecido como Roundup possui uma substância conhecida como glifosato, que é tão potente que a legislação brasileira e em diversos países determina que deveria ser aplicada apenas antes de plantar a semente, na fase de pré-cultivo. Pode-se aplicar o glifosato apenas antes da emergência da planta no solo. Existem trabalhos científicos que comprovaram que seu uso tem provocado resíduos nos produtos alimentícios derivados do cultivo e que o glifosato é muito prejudicial ao organismo humano.
Uma empresa chamada Monsanto ‘desenvolveu’ uma planta geneticamente modificada que não morre com a aplicação deste herbicida Roundup. Um dos problemas que pode ocorrer (além dos riscos inesperados que podem acontecer por conta dos efeitos imprevistos do gene introduzido) é que os agricultores, sabendo que a planta que querem cultivar não morrerá por causa do agrotóxico, passem a aumentar a dose do agrotóxico. Ora, pensemos bem. Se o termômetro para que o agricultor não jogasse mais veneno era a própria morte da planta de interesse, se agora esta planta é resistente ao agrotóxico o agricultor não vai se importar em quanto veneno ele poderá despejar porque ele não terá mais um parâmetro.

Qual a origem da empresa Monsanto?
A Monsanto é uma empresa norteamericana fundada em 1901 para o desenvolvimento de produtos para o setor agrícola. Atualmente, dentre inúmeros ‘produtos’ como sementes desenvolvidas e pesticidas a empresa vem desenvolvendo pacotes biotecnológicos de sementes modificadas. Em 1950 chegou ao Brasil, e em 1976 inaugurou a primeira fábrica em São José dos Campos (SP). Esta fábrica é considerada pela Monsanto como um dos complexos industriais mais avançados fora dos Estados Unidos. Nesta fábrica também são produzidos os herbicidas da linha Roundup.
Fonte: (o próprio sítio da Monsanto)
http://www.monsanto.com.br/monsanto_ht2003/index.html

Como são as propagandas sobre os transgênicos da Monsanto?
Em dezembro de 2003 a Monsanto apresentou uma grande ofensiva em propaganda para dizer que os transgênicos podem melhorar o mundo. A propaganda foi patética uma vez que a tecnologia de transgenia é tão complexa e pode ter tantos desdobramentos imprevisíveis que talvez poderíamos comparar esta publicidade como se na época da descoberta da energia nuclear algumas empresas divulgassem dizendo que a energia nuclear seria a panacéia para um mundo melhor.
“Imagine um mundo que preserve a natureza, o ar, os rios. Onde a gente possa produzir mais com menos agrotóxicos, sem desmatar as florestas. Imagine um mundo com mais alimentos e os alimentos mais nutritivos e as pessoas com mais saúde. Já pensou? Ah, mas você nunca imaginou que os transgênicos podem ajudar a gente nisso. Você já pensou num mundo melhor? Você pensa como a gente. Uma iniciativa Monsanto com apoio da Associação Brasileira de Nutrologia".
A propaganda ainda utiliza a bela música “Que mundo maravilhoso” (What a beautiful world) do cantor de jazz Louis Armstrong. Esta música é a mesma usada no filme “Bom dia Vietnã” (Good Morning Vietnã), filme norteamericano que tentou suavizar a guerra do Vietnã. Quem sabe daqui a vinte anos talvez façam um filme com alguma música enternecedora sobre a guerra do Iraque em 2003 (?).
Fontes: http://www.geocities.com/toamazon/toajbeditoriapolitica.htm
http://www.geocities.com/Pentagon/Quarters/4082/page58.htm
http://www.conhecerparaconservar.org/opinião/notícias/descricao.asp?NewsID=3811

O que é a agroquímica?
É o ramo da indústria química especializada no desenvolvimento de fertilizantes e pesticidas para aplicação na agricultura. Segundo a Embrapa do total de agroquímicos os herbicidas são 46,6%.
Fontes: http://www.cenargen.embrapa.br/biotec/diversidade-genetica.pdf
http://www.promarinternational.com/Brochures/SAcropprotection.pdf

Quais são as grandes empresas mundiais produtoras de agroquímicos?
Em 2001, de acordo com dados da Embrapa, as maiores empresas produtoras de agroquímicos foram Bayer Crop Science, Syngenta, Monsanto, Basf, Dow AgroSciences, DuPont, Makhteshim-Agan, Sumitomo Chemical, FMC, mas com a velocidade da globalização estes tipos de empresas freqüentemente passam por mega fusões.
Fontes: http://www.cenargen.embrapa.br/biotec/diversidade-genetica.pdf
http://free.freespeech.org/transgenicos/transgenicos/sociedade/governo/cl-05.htm

Segundo a Embrapa a maioria das plantas cultivadas no Brasil são exóticas. O que vem a ser uma planta exótica?
Uma planta é considerada exótica quando ela não é natural do país. Por exemplo, a batata-inglesa é uma planta originária dos Andes. Apesar de ser originária dos Andes, quando os espanhóis a trouxeram para a Europa desde então ficou conhecida como batata-inglesa. Outros exemplos de plantas exóticas são a alface, a soja, a mangueira, milho, arruda, alecrim, alcachofra, etc, etc, etc, . . . Toda estas que conhecemos...
Se grande parte das plantas cultivadas do país é exótica, e o país tem a maior biodiversidade do mundo, mas tem também muitas pessoas passando fome, você não acha que tem alguma coisa errada?
Fontes: http://www.cenargen.embrapa.br/biotec/diversidade-genetica.pdf (pág. 32)
http://www.agrobyte.com.br/batata_centro.htm
http://www.laspatatasdelabuelo.com/portugues/patatas/historia.html

E o que vem a ser biodiversidade?
Biodiversidade pode ser considerado como a variedade e o conjunto de seres vivos e suas interações em um local amplo ou mais restrito.
Leiam em: http://conservacao.ib.usp.br/biodiv_oque.php
http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ecologia.html
http://www.sosmatatlantica.org.br/?id_pasta1=0&id_pasta2=83

O que os cientistas pensam a respeito da opinião pública sobre os transgênicos?
A maioria dos cientistas que lidam com biotecnologia de modo geral pensa que a sociedade trata com muita emoção o assunto dos transgênicos, sem embasamento científico e misturando fatores políticos e econômicos. Mas se estes fatores (político e econômico) não estiverem envolvidos então para que existe a ciência? A ciência deve permanecer à parte da sociedade? A ciência existe para uma finalidade, logo não é neutra. Os fatores políticos e econômicos dentro de certos limites devem nortear a ciência até para que ela seja mais bem aproveitada, o que atualmente não vem ocorrendo.
E se a sociedade não tem muito conhecimento sobre o que os próprios cientistas produzem é porque os cientistas não estão sabendo dialogar com a sociedade. Aliás, também existe muita emoção nos cientistas pelas vaidades e as suas disputas internas, o que acaba atrapalhando a ciência.

O que é neutralidade?
Uma famosa banda de música americana chamada RUSH tem uma música que diz assim: “Se você escolheu não decidir, ainda assim você fez uma escolha” ("If you choose not to decide you still have made a choice."). Os cientistas também são assim, quando não escolhem decidir, na verdade já fizeram uma decisão. Cabe de agora em diante o Congresso Nacional saber escolher entre uma escolha menos arriscada e compromissada com uma tecnologia nova e repleta de incertezas.

Um comentário:

Anônimo disse...

comply importantly scheme engineering blvd madison edit vale update brooker liable
lolikneri havaqatsu